segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PIB – Evolução e composição por setores

O trabalho proposto pelo professor tem o objetivo de fazer com que o grupo de alunos aprenda a fazer uma análise critica da situação macroeconômica dos países apresentados através dos indicadores econômicos pesquisados em websites oficiais de institutos de pesquisas, sites governamentais, bancos centrais, e até mesmo, de revistas renomadas, nacionais e internacionais.
O primeiro passo será a análise do indicador macroeconômico do Produto Interno Bruto (PIB).
“ De todas as macrovariáveis da contabilidade nacional, uma tem uso especialmente freqüente e familiar a todos: o produto interno bruto (PIB). O PIB é a soma do valor de todos os bens e serviços finais produzidos em um país em um período de tempo. O ‘interno’ refere-se à produção dentro do país e inclui os produtos finais, isto é, a soma dos valores agregados em cada estágio da cadeia produtiva, descontados os insumos intermediários, a fim de evitar a dupla contabilização; e, como é ‘bruto’, dele não são descontadas as depreciações”. (MOCHÓN, 2008, pag.147).
Existem vários métodos de mensuração do PIB, isso ocorre devido ao fluxo circular de renda. Nele temos a equivalência entre Produto, Renda e Despesa. Provoca-se, portanto a medição de três coisas simultâneas: a produção agregada; a renda agregada; e a despesa agregada ou o chamado dispêndio agregado. Quando se procura por esses dados nos institutos de pesquisas econômicas referenciados, encontra-se a medida do PIB completo em um indicador (PIB) que é dado em grandeza monetária (essa geralmente em moeda corrente do país ou expressa em moeda corrente americana, dólar-US$) e também, encontram-se todos os valores separados das variáveis que compõe o PIB, pelas três óticas do fluxo circular da renda. São elas: Da Renda, composta pelos salários, mais os juros, mais os alugueis, mais os lucros; Do Produto, PIB, Agropecuária, mais a indústria, mais os serviços; E do Gasto, equivalente a Despesa ou Demanda Agregada, consumo, mais o investimento, mais os gastos públicos ou gastos do governo, mais as exportações, subtraído as importações. (MOCHÓN, 2008; AMADO & MOLLO, 2001)
Este grupo, grupo 1, tem o objetivo de traçar o perfil macroeconômico dos Estados Unidos. As informações apresentadas abaixo foram pesquisadas no site Global Rates, Cia-Gov ,Bureau of Labor Statistics e OECD
EVOLUÇÃO
DADOS DO PIB
Os Estados Unidos tem o maior PIB do mundo, estimado em 14,3 trilhões de dólares em 2008. Seu PIB per capita em 2009 era $46.442,00.
Se comparado com economias de outros países desenvolvidos, o PIB dos Estados Unidos se destaca, sendo aproximadamente três vezes superior ao PIB da segunda maior economia do mundo, o Japão.
Gráfico 1
PIB Nominal : é analisado a preços correntes , ou seja , leva em conta as alterações nos preços dos bens


      Como podemos ver por esse gráfico , a crise financeira afetou drasticamente o produto interno bruto real , isso aconteceu porque muitas empresas faliram e muitas pessoas perderam o  emprego causando uma queda na demanda e conseqüentemente na produção.
Tabela 1
PAÍS
PIB Per Capita em 2010 (em US$)
ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER (ANOS)
TAXA DE ADULTOS ALFABTIZADOS %
Estados Unidos
46.716
78,2
99
Suíça
42.534
81,7
99
Canadá
36.444
80,7
99
Alemanha
35.613
79,4
99
Portugal
23.073
78,1
94,9
México
14.495
76,2
92,8
Argentina
14.333
75,3
97,6
Turquia
13.920
71,8
88,7
Brasil
10.296
72,4
90
África do Sul
10.109
49,3
82,4
China
5.962
73
93,3
India
2.972
64,7
61
Um país com PIB elevado costuma ter também indicadores sociais elevados. Na tabela acima, os países com maior renda per capita tem uma esperança de vida ao nascer em média de 80 anos e uma taxa de alfabetização de adultos em média de 98,2%, segundo dados da OECD, da ONU e do Banco Mundial.
Gráfico 2



Os outros três indicadores, mostrados aqui abaixo, são indicadores que somados, compõe o indicador principal do PIB. Esses indicadores são os indicadores de Composição por Setores do PIB. Eles fazem parte da mensuração do PIB pela a ótica do Produto. (MOCHÓN, 2008; AMADO & MOLLO, 2001)
COMPOSIÇÃO POR SETORES
(Agricultura, Indústria e Serviços – Pela ótica do Produto)
Gráfico 3


Conclusão
Através da análise dos dados apresentados ainda não se pode concluir sobre a real situação e qual o panorama macroeconômico dos Estados Unidos, principalmente por esse trabalho ser composto de várias partes, que estas, juntas, irão proporcionar, com a somatória de todos indicadores, tal conclusão e também porque os dados coletados correspondem a economia antes da crise econômica que iniciou em 2009.
A partir dos dados apresentados anteriormente, na tabelas 1 e gráficos 1 e 2, pode-se observar que os Estados Unidos mostrou um crescimento do produto interno bruto (PIB) decorrente proporcionando uma qualidade de vida elevada , se compararmos o PIB americano com o de outros países a diferença é marcante o que nos faz entender o porque ele é uma potencial e como a economia dele afeta o mundo inteiro.
No gráfico 3 percebe-se através da parte de composição por setores, que a agricultura contribuiu com a menor parte do PIB, apenas com 1,2% em média, nos anos registrados, ficando 21,9 % na industria e 76,9% no setor de serviços .



Bibliografia

AMADO, Adriana Moreira; MOLLO, Maria de Lourdes Rollemberg. Análise socioeconômica em consultoria empresarial. Brasília: Universidade de Brasília, Secretaria de Empreendimentos, 2001

Bureau of Labor Statistics. Disponível em: < www.bls.gov >. Acesso em:13 de setembro de 2010

Central Intelligence Agency. Disponível em: <www.cia.gov> . Acesso em:13 de setembro de 2010

Global-Rates. Disponível em: <www.global-rates.com> . Acesso em:13 de setembro de 2010

MANKIN, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009

MOCHÓN, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Pearson, 2008.

Organization for Economic Co-operation and Development.Disponível em: <www.oecd.org> .Acesso em : :13 de setembro de 2010

The Word Bank.Disponível em:< http://www.worldbank.org/indicator> Acesso em:13 de setembro de 2010


Um comentário:

  1. A tabela de expectativa de vida e etc. está fora de contexto. De resto, o post está razoável. Mas, pode melhorar.

    ResponderExcluir