segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Índices de preços e políticas monetárias



O instrumento mais usado na política monetária para se combater a inflação é se elevar a taxa geral de juros . O principio por trás desse  funcionamento  é explicado pelo efeito sobre a liquidez na economia, ou disponibilidade de massa  monetária,  para se realizar transações ou negócios. Portanto ao se aumentar os juros , aumenta-se também a taxa que os bancos terão de pagar caso fiquem endividadas , então estas diminuem os recursos disponíveis para crédito,  menos dinheiro disponível diminui o volume de moeda em circulação na economia. Então as  pessoas passam a  consumir menos, fazendo com que a demanda diminua e em seguida o índice geral de preços . Com menos consumo por parte das famílias as empresas passam a investir menos  no aumento da capacidade produtiva. Portanto menos crescimento econômico.

O objeto da política monetária é o de afetar a economia,alterando os seus indicadores , como por exemplo a inflação , a taxa de juro de juros ,etc.Ela é importante pois afeta todos os tipos de decisões econômicas e financeiras e é conduzida pelo Federal Reserve System (Fed), o banco central do país.

O Federal Reserve System (Fed) é o banco central americano. Foi criado por um ato do Congresso em 1913 e é constituída pelo Conselho de Governadores de Washington (DC),que são nomeados pelo presidente Presidente e confirmados pelo Senado , e por 12 bancos da reserva federal .
O Fed é independente do Governo , ou seja , ele deve prestar contas ao congresso e os seus objetivos são definidos por lei,porém a condução da política monetária é independente da política,ele está estruturado para ser auto-suficiente pagando as suas despesas operacionais principalmente por meio dos ganhos de juros sobre a sua carteira de títulos.
A  FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) é a principal responsável pela condução da política monetária,cujas decisões afetam o custo e a disponibilidade do dinheiro e do crédito na economia. A FOMC reúne-se na capital Washington D.C oito vezes ao ano e tem doze membros sendo sete membros do Conselho de Governadores, o presidente do banco da reserva federal de Nova York , e quatro dos outros presidentes de bancos da reserva federal, que atuam em rotação. Os restantes presidentes contribuem para os debates do comitê e deliberações , assim como os diretores de cada Banco da Reserva, que fazem recomendações sobre a taxa de desconto adequada .
As informações acima foram encontradas no site www.cia.gov, onde foi possível entender e observar a política monetária do País.
Índices de preços ao Consumidor
É a medida do custo total dos bens e serviços comprados por um consumidor típico (MANKIN, 2009, pag. 512). Ele é calculado todo mês pelo Bureau of Labor Statistic, através do consumidor típico é analisado todos os bens que este consome e transformados na cesta típica de bens e serviços, porém não é tão simples assim mensurar o IPC, devido às mudanças no custo de vida das pessoas, como também, por exemplo, a substituição de produtos quando ocorrem variações nos preços Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é usado também para medir a inflação no nível dos preços. A taxa de inflação é o índice que mede a variação em porcentagem do nível de preços em relação a um período anterior .O IPC  reflete a evolução dos preços de um pacote de produtos e serviços padrão que as famílias adquirem para consumo. Se houver uma queda geral nos preços haverá deflação (inflação negativa), que é a redução  geral de preços, de forma persistente  .
Gráfico 1


O IPC americano em julho de 2010 era 217,597, segundo o Escritório de Estáticas do Trabalho (Bureau of Labor Statistic).
Gráfico 2



A taxa de inflação dos Estados unidos é de 1,234% em junho de 2010, segundo o Global - Rates.
Gráfico 3


O calculo da Taxa de Inflação é importante porque ela determina a Taxa de Juros Real, que é a Taxa de juros nominal menos a taxa de inflação.
Conclusão
De acordo com os dados colhidos podemos observar no gráfico 1 a variação do IPC no decorrer dos meses iniciando uma elevação no mês de setembro de 2009, quando inicia-se a crise econômica dos Estados Unidos que afetou praticamente a economia do mundo inteiro. O sistema imobiliário causou uma recessão no país, nem os Bancos conseguiram sair ilesos, esse problema arruinou a vida dos americanos mudando o seu padrão de vida.
No gráfico 2 também é constatado drástica variação que se inicia no mês de setembro de 2009, depois de um longo prazo de recessão, de acordo com a matéria do jornal folha.com do dia treze de abril deste ano o déficit orçamentário deve uma queda de 8%, isso ocorreu porque o governo diminuiu os seus gastos e teve aumento na receita tributária, a fonte dessas informações é do jornal Washington Post, e segundo eles se o País continuar assim o déficit anual será US$ 1,3 trilhão, o que significa US$ 300 bilhões menor do que a projeção do governo. Podemos concluir que os Estados Unidos aos poucos está se recuperando, diminuindo seus índices de inflação e gastando mesmo para a recuperação do sistema financeiro.

Bibliografia

AMADO, Adriana Moreira; MOLLO, Maria de Lourdes Rollemberg.Análise socioeconômica em consultoria empresarial. Brasília: Universidade de Brasília, Secretaria de Empreendimentos, 2001
Bureau of Labor Statistics. Disponível em: < www.bls.gov >. Acesso em:13 de setembro de 2010
Central Intelligence Agency. Disponível em: <www.cia.gov> . Acesso em:13 de setembro de 2010
Global-Rates. Disponível em: <www.global-rates.com> . Acesso em:13 de setembro de 2010
MANKIN, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009
MOCHÓN, Francisco. Princípios de Economia. São Paulo: Pearson, 2008.
Organization for Economic Co-operation and Development.Disponível em: <www.oecd.org> .Acesso em : :13 de setembro de 2010
The Word Bank.Disponível em:< http://www.worldbank.org/indicator> Acesso em:13 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário